o-que-ajuda-ou-prejudica-a-potencia-do-wi-fi-manutencao-de-notebook-computador-pc-resolve-micro-sao-paulo

Há uma série de bordões sobre práticas que ajudam ou atrapalham o Wi-Fi. Diagnosticar a causa dos problemas de conexão e seguir dicas para melhorar o sinal são dois passos importantes, mas é preciso saber também o que não adotar. Confira abaixo os principais mitos e verdades sobre o Wi-Fi.

1. Colocar senha no roteador melhora o sinal de Wi-Fi

Falso. Ao colocar a senha, você aumentará a segurança dos seus dados e evitará que roubem banda usando sua conexão, mas isso não aumentará a potência do sinal Wi-Fi.

2. O microondas derruba o sinal de Wi-Fi

Mito. Ele interfere no Wi-Fi porque também opera na frequência 2,4 Ghz, usada

na maior parte dos roteadores, o que pode ocasionar perda de sinal. No entanto, o microondas por si só não tem poder de ‘derrubar’ o Wi-Fi.

3. Frequência de 5,0 Ghz dá maior alcance ao sinal

Errado. Muita gente pensa que, por ser uma frequência de número maior que o 2,4 Ghz, o sinal chega mais longe. A verdade é justamente o contrário: ele tem menor capacidade de atravessar paredes ou percorrer longas distâncias.

4. Lata de alumínio melhora o sinal

O tech hack da lata de alumínio funciona sim. No entanto, é preciso garantir que a lata fique corretamente posicionada em relação à antena do roteador, caso contrário pode ocasionar dispersão do sinal e piorar a conexão.

5. Posição do roteador interfere no sinal do Wi-Fi

Verdade. O ideal é que ele fique no cômodo mais central da casa, em posição elevada e o mais livre de obstáculos possível. Isso irá permitir que o sinal chegue em todos os pontos da residência e com boa potência.

6. Trocar antena do roteador melhora o sinal

Verdade. A troca de antena do roteador por uma mais potente vai impulsionar o sinal e possibilitar que o Wi-Fi cubra distâncias maiores.

7. Mais pessoas acessando uma mesma rede Wi-Fi deixa a conexão lenta

A afirmação é correta. Quando você compra um roteador, ele possui uma velocidade fixa, que pode ser de 150 Mbps, 300 Mbps, 1.750 Mbps, etc. Isso significa que quanto mais dispositivos estiverem demandando pacotes de dados, mais tempo levará para executar as ações. É preciso salientar que o fenômeno causa lentidão no uso de internet, mas não reduz a potência do sinal de Wi-Fi.

8. É preciso trocar o roteador periodicamente para melhorar o sinal

Mito. O que pode acontecer é que roteadores antigos possuem capacidades que já não condizem com a Internet atual. Nestes casos específicos é importante trocar de aparelho, mas o roteador não perde a potência de emissão de sinal com o passar do tempo.

 

Com informações do Techtudo

Precisa de mais ajuda?

Veja outras dicas no Blog da Resolve Micro.

Suporte Técnico para Micro e Pequenas Empresas

Sua empresa está pesquisando uma consultoria em instalação de redes, gerenciamento de redes, configuração de redes, instalação de servidores, configuração de servidores, assistência de informatica? A Resolve Micro Informática pode te assessorar nesta tarefa.

Pesquisas afirman que a terceirização de serviços e de infra-estrutura de Tecnologia de Informação (TI) é uma questão prática e importante que também tem sido empregada na rotina das pequenas e médias empresas.

  • FCP - Programa Fundamental Furukawa
  • Cisco - CCNA
  • ABNT
  • Windows 7 Resolve Micro
  • Notebook Dell Micro Dell Servidor Dell Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook HP Micro HP Servidor HP Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Itautec Micro Itautec Servidor Itautec Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Lenovo Micro Lenovo Servidor Lenovo Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Sony Vaio Micro Sony Vaio Servidor Sony Vaio Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Toshiba sti Micro Toshiba sti Servidor Toshiba sti Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook Samsung Micro Samsung Servidor Samsung Resolve Micro manutenção Zona norte
  • Notebook LG Micro LG Servidor LG Resolve Micro manutenção Zona norte

Marcas atendidas

Conserto de computadores e notebooks ItautecConserto de computadores e notebooks CompaqConserto de computadores e notebooks PhilcoConserto de computadores e notebooks IntelbrasConserto de computadores e notebooks LenovoConserto de computadores e notebooks GatewayConserto de computadores e notebooks MiraxConserto de computadores e notebooks LGConserto de computadores e notebooks IBMConserto de computadores e notebooks CCEConserto de computadores e notebooks KennexConserto de computadores  notebooks MegawareConserto de computadores e notebooks Positivo